quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Construir ou comprar uma casa pronta?

x

Há quatros anos atrás decidimos que compraríamos uma casa e foi uma odisseia entre visitas e corretores, quando achei uma razoável aconteceu um problema de saúde na família e não tínhamos mais condições psicológicas e tempo para dedicarmos a compra.

Então meses atrás chegou a hora e veio a dúvida comprar ou construir?
Depois de conversar com amigos que estão construindo e com engenheiros, percebi o seguinte: a maioria fala que construir é mais barato, mas acredito que isso é relativo.
Na região que eu queria quase não se acha lote, são pouquíssimos, então são bem caros. Geralmente quem compra os lotes são para construir prédios.  
O valor que pagaria em um lote de 360m seria 50% do valor que paguei na casa pronta, sem contar que o lote da casa tem 544m.
Outra vantagem que vejo em comprar a casa é o tempo que você gasta para construir uma, além é claro da dor de cabeça com pedreiros.
As desvantagens é que a casa pronta não vai atender todas as suas necessidades ou desejos e você terá que reformar.
Consegui achar uma casa em que tenho que mudar algumas coisas como banheiros, escadas e muro, mas que no geral atende o que queria. Um dia aos poucos irei reforma la e deixar do meu jeito.

A desvantagem é que a casa é velha e então necessariamente algumas coisas terão que ser refeitas como parte elétrica e hidráulica. Gosto de casas construidas no fundo com área de lazer e garagem na frente, esta infelizmente é construida na frente e a área de lazer fica nos fundos, mas não é nada que me irrita ou que me faria desistir da casa. Outra desvantagem é que a casa não tem suíte, mas tem um banheiro enorme que dá para dividir em dois e fazer uma suíte.

Algumas coisas que não abriria mão em uma casa são garagens, quartos grandes e quintal e nesta encontrei tudo isso.

Então acho que é isso, não existe fórmula mágica para dizer o que é melhor construir ou reformar? Você que terá que avaliar o melhor no seu caso.

E na medida que for reformando minha casinha vou postar para vocês os detalhes.

Abs,


PS: Não esqueça do sorteio do blog, para se inscrever é só clicar aqui.

4 comentários:

  1. Eu acho melhor comprar pronta, mas muitas pessoas preferem construir, acho que isso vai de cada um.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    QUER GANHAR UM ROLO DE PAPEL DE PAREDE? PARTICIPE DO SORTEIO CLICANDO AQUI
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia,
    Tem duas coisas que não mando fazer nunca: casas e roupas. A gente imagina uma coisa e sai outra, fora que com a casa tem que aguentar pedreiros, pintores e outros tipos de profissionais que deixam a gente maluca.
    Aproveite o final de semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir